domingo, 9 de junho de 2013

Análise e Avaliação de Recursos Educativos Online


Para a elaboração este artefato sobre os aspectos mais relevantes na avaliação de recursos educacionais online, baseio-me nos critérios desenvolvidos no Guia de Seleção, Avaliação e Gestão de Recursos de Aprendizagem - Evaluating, Selecting and Managing Learning Resources: A Guide. Este desenvolveu critérios para avaliar recursos de aprendizagem que estão agrupados em quatro áreas principais, destinando-se a incentivar os avaliadores a pensar criticamente sobre os recursos e avaliar algumas de seus aspectos mais detalhadamente.
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Passa pelo protagonismo do professor a avaliação dos recursos que vai utilizar e como esses recursos podem melhorar a aprendizagem dos alunos.

A realidade da educação escolar com as tecnologias de ensino e aprendizagem, ampliam o acesso à educação de qualidade ou desqualificam o processo educativo. Com a implantação de laboratórios de informática nas escolas, projetos como um computador por aluno e professor e a conexão a internet, cabe aos gestores e professores a responsabilidade de seleção das ferramentas online que são utilizadas nas escolas, o que com certeza dará essa qualificação ou não ao processo ensino aprendizagem. Analisar e avaliar recursos educativo online, deve ser a primeira ação de um professor antes de utilizá-lo em seus afazeres diários.
Hoje existe disponibilizado na internet uma série enorme de recursos educativos, e aqui vou utilizar a terminologia educacionais, que podem ou não levar aos objetivos propostos, seja em termos de aprendizagens, seja em termos de conteúdo e enquanto recurso propriamente dito.
A análise e avaliação deve ser realizada pelo professor da turma de alunos em questão e não por outro profissional, pois quem conhece o desenvolvimento, ritmo de aprendizagem dos alunos, planejamento e a metodologia que vem sendo realizada no processo ensino aprendizagem, é com certeza o professor da mesma.

Uma das primeiras questões à serem verificadas é se o recurso disponível, realmente atende as necessidades educacionais do nível e modalidade de ensino, se o conteúdo corresponde ao conteúdo a ser desenvolvido e se está adequado à realidade da turma.
Ainda sobre o conteúdo, além de ser significativo para os aluno deves-se verificar de antemão se realmente vem a reforçar, acrescentar e proporcionar a construção de conhecimentos.


Devem ser verificados a linguagem, tanto em termos de língua oficial, quanto em termos de terminologias adequadas ao ano série, pois para os alunos e principalmente em período de alfabetização, a linguagem tem de ser clara e que respeite a capacidade de leitura, interpretação e compreensão.

Certamente, o ideal é que o referido recurso não apresente soluções prontas, mas que instigue aos alunos à exploração e descoberta de novos recurso e complementação de conteúdos alargando assim as possibilidade de construção de novos conhecimento de forma individual e/ou grupal levando à aprendizagem colaborativa entre todos, alunos e professores.

Outra questão interessante de ser analisada é se o referido recurso proporciona avaliação, auto avaliação e/ou feedback, ajudando a melhorar o desempenho no sentido de atingir os objetivos propostos com tal atividade e compreensão dos conteúdos trabalhados pelo professor.

O professor deve sempre testar o recurso a ser utilizado em função de tais análises e também para conferir se o mesmo apresenta grau de dificuldade crescente, além de não reforçar ao erro mas sim se o recurso em análise estimula novas tentativas e busca do acerto.
Recomenda-se que seja analisado e avaliado o design do site, verificar se tem uma apresentação agradável, se não contém elementos em exagero o que proporcionaria a desatenção ao que se quer de fato trabalhar, desenvolver e se não tem uma aparência visualmente poluída.

Considero fundamental que o recurso educacional proporcione ao aluno interagir nas atividades e que ele consiga construir, produzir com as informações e novos conhecimentos acessados, que permita ao aluno movimentar-se livremente entre os conteúdos e ferramentas de forma lógica e prazerosa.

Deve-se ter atenção ao fato de que se na turma há portadores de necessidades especiais, que estes recursos sejam também adequados ao mesmos, utilizando se necessário de recursos complementares que permitam ao estudante também participar de forma satisfatória das atividades e sinta-se plenamente incluído no processo de aquisição e construção de conhecimentos.

É importante verificar se as ferramentas disponibilizadas funcionam corretamente para evitar o desestímulo dos alunos nas suas tentativas de solucionar problemas e questões que envolvem a atividade proposta, testar também no laboratório de informática educacional da escola e no caso das escolas que desenvolvem suas atividades educacionais com o apoio tecnológico de laptops, como no caso um computador por aluno e professor, tomar esse cuidado de testar o funcionamento do recurso educacional online, tendo em vista que muitas vezes necessita de um programa específico ou o sistema operacional não corresponde, o que pode ocasionar o mau funcionamento ou diminuir a qualidade do recurso.
As ilustrações devem estar condizentes e com boa qualidade, bem como vídeos e animações.

Há também disponível na internet uma série de repositórios de recursos e de atividades educacionais, estes mesmo que normalmente passem por criteriosa avaliação devem ser testados e inclusive conferido os itens mencionados acima, pois pode se encontrar por exemplo uma atividade muito boa para o segundo ano do ensino fundamental que não atende a realidade da turma a ser trabalhada pelo nível de dificuldades, para mais ou para menos.

Outro cuidado que tem de ser analisado, são as permissões que o site disponibiliza, hoje temos uma gama de sites abertos ou seja recursos educacionais abertos disponíveis para o uso escolar, outros que podem ser utilizados com ressalvas e outros fechados, é bom conferir.

Uma possibilidade também interessante de ser conferida é se o recurso permite aos alunos guardarem de alguma forma, os resultados obtidos com a atividade para posterior conferência e/ou consulta.

Há disponível também uma série de salas de aula virtuais de aprendizagens, bem como plataformas que podem ser amplamente utilizadas para o ensino a distância ou de forma complementar a sala de aula presencial, estas também devem ser analisadas e avaliadas a sua utilização, e aqui uma observação, tendo em vista a nova realidade escolar, seria interessante a utilização desses ambientes virtuais de forma complementar, já nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio regular, pois que a maioria destina-se ao ensino de adultos e a realidade que se apresenta é que um número considerável de escolas já vem utilizando recursos virtuais de aprendizagem desde a pré escola.

Para concluir, ressalto a importância de se analisar e avaliar os recursos educacionais online disponíveis ao processo ensino aprendizagem, para que estes venham realmente agregar qualidade e sucesso de aprendizagens aos alunos, professores, e escola e ao sistema educacional de ensino.
Em um primeiro momento parece muito o que foi exposto mas com certeza em pouco tempo torna-se uma rotina óbvia para o professor.

OBS: As imagens que ilustram este trabalho são do dia 03/06/2013 em Bagé/RS-Brasil, onde anuncio para 480 professores do ensino fundamental uma semana de intensa atividade, voltada para conhecimento, seleção, testagem e avaliação de recursos e ferramentas pedagógicas online e offline.

Referência:

Ministry of Education, British Columbia, Canada (2002).
Evaluating, Selecting and Managing Learning Resources: A Guide (excerto).

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