MESTRADO
EM COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL MULTIMÉDIA
UC
– ANÁLISE DE RECURSOS EDUCATIVOS 2013
Docente:
José Mota
Discente:
Maria Cristina Massondo Pereira
DESCRIÇÃO
DO RECURSO:
ESCOLA
GAMES é um site gratuito de jogos educativos para crianças
a partir de 5 anos , todos os jogos são desenvolvidos com
acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando.
JUSTIFICATIVA
DA ESCOLHA:
Justifica
a escolha deste recurso para ser analisado, o fato de estar livremente
acessível sem necessidade de registro e/ou instalação
de software adicional, podendo assim ser utilizado no processo ensino
aprendizagem. Este recurso educacional vem sendo bastante divulgado nas redes sociais.
O referido site, permite, em caráter excepcional, a utilização por escolas públicas ou privadas, professores e entidades de ensino não governamentais, quando a utilização for destinada ao ensino de crianças e material de apoio ao professor em salas de aula.
O referido site, permite, em caráter excepcional, a utilização por escolas públicas ou privadas, professores e entidades de ensino não governamentais, quando a utilização for destinada ao ensino de crianças e material de apoio ao professor em salas de aula.
OBJETIVO
DA ANÁLISE:
Pretendo
analisar o referido recurso de forma simples mas objetiva, no que diz
respeito a conteúdo e usabilidade pedagógica para o
público alvo referido, para tal,
baseio-me nos critérios desenvolvidos no Guia de Seleção,
Avaliação e Gestão de Recursos de Aprendizagem -
Evaluating,
Selecting and Managing Learning Resources: A Guide.
Este
desenvolveu critérios
para avaliar recursos de aprendizagem que estão
agrupados em quatro áreas principais, destinando-se a
incentivar os avaliadores a pensar criticamente sobre os recursos e
avaliar alguns de seus aspectos
mais detalhadamente.
Esta
grelha teve em atenção os seguintes domínios:
_Projeto
Técnico;
_Critérios
específicos dos recursos digitais;
_Conteúdos.
GRELHA
DE AVALIAÇÃO
NÚCLEO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA
Escola
Games – Site de conteúdo Educacional
|
Sim
|
Não
|
|
Ferramentas
funcionam corretamente no sistema operacional em uso
|
X
|
|
São
fornecidos materiais de apoio adequados
|
X
|
|
Ilustrações
visuais são eficazes e adequadas
|
X
|
|
Layout
é lógico e coerente
|
X
|
|
Os
usuários podem facilmente empregar o recurso
|
X
|
|
Ilustrações
e animações condizentes e de boa qualidade.
|
X
|
|
Função
de ajuda fornecida é adequada
|
X
|
|
Material pode ser em
rede ou compartilhado
|
X
|
|
Professor tem controle
de feedback e progresso é fornecido adequado
|
X
|
Analisando o domínio técnico foram focados os aspetos essenciais
na utilização deste tipo de recurso educativo online
para o processo ensino aprendizagem e público alvo.
O mais importante na análise deste domínio é
determinar o bom funcionamento do recurso e determinar de que modo é
possível utilizá-lo.
Sim
|
Não
|
|
Oferece diferentes
níveis de interatividade
|
X
|
|
Promove aprendizagem
significativa
|
X
|
|
Navegação
através do recurso é apropriada
|
X
|
|
Proporciona
participação colaborativa
|
X
|
|
A profundidade de
conteúdo é adequada ao público-alvo
|
X
|
|
Integra-se com outras
atividades na mesma matéria
|
X
|
|
Proporciona
guardar os resultados, para posterior consulta
|
X
|
|
Design
agradável,interessante e eficaz
|
X
|
|
Apresenta
navegabilidade lógica e prazerosa
|
X
|
|
Permissões
são adequadas ao uso escolar
|
X
|
|
Permite,
incentiva o aluno a trabalhar de forma independente
|
X
|
|
Materiais
são bem organizados e estruturados
|
X
|
|
A
integração por disciplinas do currículo é
suportada
|
X
|
|
São
fornecidas ferramentas de avaliação adequadas e
incentivadoras
|
X
|
Para
o fazer pedagógico, as potencialidades encontradas aprovam
este recurso para uma boa escolha na prática educativa, salvo
que não oferece a possibilidade da construção e
participação colaborativa por parte dos alunos e
professores e não há registros do desempenho, para
posterior consulta
Sim
|
Não
|
|
Atende
ao conteúdo a ser desenvolvido
|
X
|
|
Adequado
à realidade da turma
|
X
|
|
Proporciona
a construção de conhecimentos significativos para o
aluno
|
X
|
|
A
linguagem é simples e familiar ao aluno
|
X
|
|
Proporciona
interpretação e compreensão
|
X
|
|
Proporciona
exploração e descobertas
|
X
|
|
Proporciona
auto Avaliação e feedback
|
X
|
|
Apresenta
grau de dificuldade crescente
|
X
|
|
Estimula
a busca do acerto
|
X
|
O
recurso educacional online é de excelente qualidade, apresenta
possibilidade pedagógica para atender ao processo ensino
aprendizagem em todas as faixas etárias do ensino fundamental
inicial, é multidisciplinar, possui recurso de adequação
do grau de dificuldade à idade/ano de estudo e apresenta
potencialidades para atender a educação formal, informal
e não formal. Possibilita ao professor receber em seu
endereço de email as atualizações e novidades do
site.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
A
avaliação apresentou resultado positivo em quase todos
os itens verificados, assegurando assim a indicação do
referido recurso ao processo educacional no que diz
respeito a conteúdo e usabilidade pedagógica para o
público alvo referido.
Concluindo reafirmo a importância de se analisar e avaliar os
recursos educacionais online disponíveis ao processo ensino
aprendizagem, para que estes venham realmente agregar qualidade e
sucesso de aprendizagens aos alunos, professores, escola e ao sistema
educacional de ensino.
Referências:
Ministry
of Education, British Columbia, Canada (2002). Evaluating,
Selecting and Managing Learning Resources: A Guide
(excerto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário